sábado, 13 de outubro de 2012

A estranha Natureza Humana

Há mais de 4 anos publiquei um post aqui no Blog destacando uma sensata reflexão da @rosana sobre vaidade X inveja X mania de perseguição:

"A pessoa que acusa o outro de invejá-la, além de invejosa é doentiamente vaidosa.
O vaidoso patológico quer tanto ser admirado que justifica como invejoso qualquer olhar que lhe lancem.
No fundo, mais do que vaidoso o invejoso é só um entre tantos carentes em busca do que lhe falta: ATENÇÃO."
(Rosana Hermann)

De vez em quando essa reflexão me vem à cabeça como explicação para comportamentos inexplicáveis que vejo por aí, e então agora há pouco, dando uma conferida na timeline, li o seguinte tweet postado pela querida @terezajardim:

""Ai, que saco essa gente invejosa blablabla fica fuçando meu perfil, vai viver tua vida blablabla" <-------- pessoa que acha foda ser invejado."
(@terezajardim)

E acho que é exatamente isso mesmo. Tem gente que acha foda ser invejado, que se alimenta da suposta inveja que lhe lançam, que vive e pratica atos quase sempre calculados com o intuito de provocar inveja nos outros, e eu não sei se isso é mais preocupante, deprimente, ou se é simplesmente triste. Já cheguei a achar engraçado apenas, mas se a gente parar pra pensar um pouquinho é bem mais sério do que simplesmente patético.

E não estou aqui criticando a vaidade, não é nada disso! Todos somos vaidosos de alguma maneira, é a (estranha) natureza humana. Todos gostamos de ser admirados e, por que não admitir, vez ou outra saber que nossa vida, nossas conquistas, nossa história, nossa inteligência ou nossa aparência provocaram admiração e uma "invejinha branca" (sic!) nos outros. Até aí, ninguém pode atirar a primeira pedra.

Mas, como já dizia meu pai desde que me entendo por gente, "tudo que é demais é veneno". E o que mais se vê hoje em dia, especialmente nesse ambiente libertino que é a internet, é gente passando (e muito!) do ponto!

Nunca antes na história desse país uma carapuça serviu em tantas faces. 

Nunca antes na história desse país uma indireta atingiu um número tão grande de pessoas. 

Nunca antes na história desse país as pessoas fizeram tanto alarde sobre as medidas que adotarão para se protegerem dos maus olhados: "atenção, galera, estou colocando um cadeado na minha conta do twitter pra afastar os curiosos!" (essa eu vejo praticamente uma vez por dia), "gostaria de comunicá-los que estou deletando minha conta na rede social X para manter minha privacidade" (também já vi muitas vezes, e nesse caso o que a pessoa quer é o côro dos admiradores pedindo pra ela ficar), ou simplesmente o "vá cuidar da sua vida" citado no tweet da Tereza são alguns exemplos que aposto que todo mundo já viu pelo menos uma vez nesse universo cibernético.

Sintomático

As pessoas acham que tudo é sobre elas, que o universo gira ao redor de seus próprios umbigos, e que todo o resto do mundo vive ligado 24 horas por dia na sua tão perfeita e interessante vida com o único intuito de invejá-la.

Não há problema nenhum em ser vaidoso, em gostar de se exibir e em sentir o ego inflado de vez em quando. Como já cantava MJ em sua melhor canção na minha opinião, "tell them that´s it´s human nature...". Acontece comigo, com você, com todo mundo...

Mas há que se ter cuidado com a medida dessa vaidade. E o mundo tá cada vez mais cheio de gente que era mesmo super interessante, mas anda passando (e muito) do ponto, chegando ao extremo de criar situações totalmente fakes para parecer ainda mais UAU! e provocar mais inveja. Que pena! Que TRISTE!

(entretanto, como não tenho nada a ver com a vaidade alheia, e antes que me acusem de ser invejosa - oh, really? - vou ali cuidar da minha própria vida, porque esse negóZdi ser invejada nunca me seduziu não! Sai de ré!)

2 comentários:

Tereza Jardim disse...

Para mim, esse é um dos comportamentos mais bobos vistos nas redes sociais. Mas ainda estou na fase de achar engraçado, hehe...

Aliás, só tenho achado muita graça de todos esses mimimis e modinhas idiotas nas "xoxomídias", é mais saudável do que se aborrecer com eles!

Regiane disse...

Eu penso que, em muitos casos isso ocorre por desabafo mesmo. Às vezes nos encontramos com pessoas, que nos dizem alguma coisa em relação a uma ex parceira, e nesse momento publicamos algo pra dar uma noção do que sentimos. Uma vez, em viagem ao Rio de Janeiro, na expectativa de fechar um grande negócio, sai do lugar muito feliz com o resultado positivo e publiquei da seguinte maneira: "Eu sou foda mesmo, to pra conhecer alguém melhor que eu". A expectativa era que as pessoas que estavam torcendo por mim soubessem e vibrassem por mim, que de fato fizeram, mas em alguns outros repercutiu de forma errônea. Triste que seja assim!!

Beijos