quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Às vezes, nem desenhando...

* <--- você saberia definir esta figura / imagem / símbolo / whatever ?


É provável que a grande maioria das pessoas responda que é um asterisco, aquele sinal de pontuação que geralmente serve pra dar destaque a alguma nota, marcar uma referência, etc. E teoricamente é mesmo. TEORICAMENTE.

Outro dia meu filho estava me explicando um desenho que fez na aula de artes, e quando eu perguntei o que significavam tantos asteriscos no meio do mar ele respondeu com aquela cara de "dããã, mãe, não tá óbvio?": "Ué, são as estrelas do mar!"

Claro, Dona Farta! Claro! Por que diabos Zelão ia jogar trocentos asteriscos no meio do mar?

O episódio me fez lembrar que eu mesma, quando criança, odiava desenhar a Bandeira do Brasil, e em um determinado período do Ensino Fundamental (na minha época 1o. Grau) parece que a gente tem que desenhar uma bandeira por semana, o que pra mim era um inferno! Então sempre que chegava na parte das estrelinhas, eu tacava asteriscos, sem dó nem piedade! Quase sempre em quantidade maior que a correta, isso sempre foi um problema pra mim, mas... vamos abafar, néam?

O asterisco que "oficialmente" é um sinal de pontuação, para o Zelão pode ser uma estrela do mar, assim como para mim eram as estrelas da bandeira brasileira.

E poderia ser também um beijinho, como costuma significar nos emoticons? Ou o sinal de multiplicação no teclado do celular? Ou uma florzinha? Ou, viajando um pouco mais, um ouriço tribalizado?

Poderia. Sem dúvida poderia. Poderia ser qualquer coisa, na verdade. Cada um contextualiza seu asterisco como quiser.

E se um simples sinal de pontuação bonitinho (sim, eu acho o asterisco fofo!) pode significar TANTA coisa, o que significarão então as palavras, que são reuniões de letras que, tais quais o asterisco, podem significar muitas outras coisas além do que representam no alfabeto?

Pois é... e tanto é que existe um negócio chamado dicionário que costuma nos fornecer pelo menos meia dúzia de significados para uma única palavra, não raro muito mais que meia dúzia, isso sem contar as metáforas, os ditos populares, os regionalismos e aqueles significados de ocasião que vão caindo no uso popular e que, embora não constem de nenhum livro, também deviam ser considerados.

(E cá estou eu novamente para falar sobre "o problema das pessoas" (eu sei que eu uso essa expressão demais por aqui, me perdoem por isso, mas é o meu jeitinho...))

O PROBLEMA DAS PESSOAS é que elas limitam-se ao próprio significado que dão às palavras e saem por aí interpretando tudo como bem entendem, muitas vezes retirando o que foi dito do contexto original, muitas vezes tirando conclusões precipitadas que não raro têm consequências desastrosas.

É claro que ninguém tem obrigação de saber que o asterisco do Zelão era uma estrela do mar, ou que o meu asterisco era uma estrela da Bandeira do Brasil, ou que o asterisco que o amigo colocou no final daquele email era o beijo que ele estava mandando, ou que aquele asterisco no meio de números em um orçamento significava "multiplique por".

Mas todo mundo devia pelo menos considerar outras hipóteses além da óbvia.

Se o meu Zelão colocou trocentos asteriscos no meio de um desenho do mar, por que diabos eu tinha que imaginar que ele faria trocentas anotações no meio de um desenho? Por que diabos eu não poderia supor que isso não faria sentido, e que obviamente os asteriscos estavam significando alguma outra coisa no contexto do desenho?

É um exercício que acabamos esquecendo de fazer no dia a dia. Nos apegamos às nossas interpretações das coisas e saímos por aí achando que todo mundo é tão limitado quanto nós. Que se pra nós um asterisco é um sinal de pontuação pra dar destaque a alguma frase, então todos os asteriscos que vermos por aí tem que significar a mesma coisa.

A vida seria muito chata se as coisas fossem sempre tão óbvias assim. Ainda bem que não são.

E por isso me preocupa tanto esse mundo onde as pessoas teimam em ficar dentro de seus quadradinhos quando está mais do que claro que expandir os horizontes é uma NECESSIDADE.

Tirar conclusões precipitadas com base exclusivamente na sua opinião pessoal sobre uma palavra, uma frase, um texto, um comportamento, uma reflexão, ou sobre qualquer coisa relacionada a outra pessoa é o primeiro passo para desentendimentos e confusões.

Gente que não entende reflexões, frases de efeito, ironia, piada, trocadilho. Gente que não entende nada que não seja óbvio, literal. Gente que não entende nem se a gente desenhar.

Assim fica difícil, especialmente pra quem odeia obviedade como eu.

Nenhum comentário: